segunda-feira, maio 02, 2016

Altos é absolvido no TJD, mantém liderança e garante vaga na Série D do Brasileiro

Caso Altos tivesse sido punido o Parnahyba estaria garantido na Série D do Brasileirão.


Novato na Séria A do Piauiense, Altos alça voo para disputar Série D: "Sonho antigo".
Comissão Disciplinar do TJD-PI não pune clube após denúncia de escalação irregular de atleta. Jacaré pega Piauí nas semifinais do returno e vai para competição nacional. Dos semifinalistas onico clube a ameaçar vaga da Série D do Parnahyba é o Piauí caso venha a ser campeão, vez que o River está na Serie C.

A Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) livrou o Altos da punição da perda de quatro pontos no returno do Campeonato Piauiense pela suposta escalação irregular do volante Paulo. No julgamento desta segunda-feira, os auditores do órgão consideraram de forma unânime que o atleta não foi utilizado de forma ilegal no empate em 1 a 1 com o River-PI, pela sexta rodada da Taça Cidade Teresina. Assim, o Altos manteve a liderança do segundo turno, com 16 pontos, e vai pegar o Piauí nas semifinais. Na outra semifinal, o Parnahyba enfrenta o River-PI. Sem a punição, o time da terra da manga também garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ao somar a maior pontuação das fases classificatórias do turno e returno.

Todos os auditores do TJD-PI seguiram o parecer do relator Luciano Henrique, que viu omissão no regulamento do Campeonato Piauiense ao não determinar claramente que os cartões amarelos seriam zerados de um turno para outro - estratégia usada pela defesa do Altos no processo. 


- Neste tribunal nunca houve clemência. Sempre aplicamos à pena à luz do que diz o direito de acordo com as nossas convicções. Não fugiremos disso. Não me sinto confortável de forma alguma, dada a omissão dos clubes e da própria federação no regulamento, em tirar algo do clube. Dessa forma, me posiciono contra a punição ao Altos - explicou o relator, afirmando que em nenhum momento a Federação de Futebol do Piauí (FFP) procurou o TJD-PI para falar sobre o regulamento.
- O Altos foi absolvido porque a comissão entendeu que diante da omissão do regulamento geral e do específico da competição não houve previsão expressa da acumulação de cartões de um turno para o outro. No silêncio, não se pode extrair a retirado de direito, então a comissão de forma sensata, aplicando o bom senso da justiça, procedeu na absolvição - completou o relator.  

De acordo com a denúncia da procuradoria do TJD-PI, o volante Paulo teria que cumprir suspensão no jogo do Jacaré contra o River-PI após acumular o terceiro amarelo no dia 13 de abril, na quinta rodada do returno, contra o Piauí. Paulo havia sido advertido no dia 6 de fevereiro (no jogo contra o Parnahyba, no primeiro turno) e no dia 10 de fevereiro (na partida contra o Picos, também no primeiro turno). No dia 13 de fevereiro, Paulo acabou expulso após receber dois amarelos na vitória contra o Piauí, também no primeiro turno. Para a procuradoria, o jogador deveria cumprir suspensão automática pelo cartão vermelho e continuar pendurado com dois cartões, que deveriam ser levados em conta no segundo turno. 

- O entendimento da corte de absolver leva em consideração uma peça jurídica bem feita pelo relator onde se mostra uma vacância entre o regulamento geral de competições da CBF e o regulamento específico do Campeonato Piauiense sobre zerar os cartões do turno. Quando se faz uma pesquisa para dar o voto não se pode falar se é injusto ou justo, se aplica a justiça. E a justiça foi aplicada - analisou o procurador João Mendes Benigno Filho, informando que não entrará com recurso sobre a decisão. 

DADAS E HORÁRIOS DAS SEMIFINAIS 
Jogos de ida
Quarta-feira (04/05) - Rodada dupla
Piauí x Altos - 18h, no estádio Albertão
River-PI x Parnahyba - 20h, no estádio Albertão  
Jogos de volta
Sábado (07/05)
Altos x Piauí - 18h, no estádio Felipão
Domingo (08/05)
Parnahyba x River-PI - 18h, no estádio Pedro Alelaf

ALTOS NA SÉRIE D 
Desde quando o estado passou a ter duas vagas na Quarta Divisão do Brasileiro, a FFP decidiu que a segunda vaga seria para o clube que obtivesse o maior número de pontos nas fases classificatórias da Taça Estado Piauí e Taça Cidade Teresina, turno e returno do Campeonato Piauiense. Com a definição do julgamento, o Altos manteve os 27 pontos, assim irá para a Série D de 2016.

Veja como ficou a classificação, sem contar as semifinais e finais do turno:
1º) Altos: 27 pontos
2º) Parnahyba: 25 pontos
3º) Picos: 22 pontos
4º) Piauí: 20 pontos
5º) Flamengo-PI: 19 pontos
6º) Caiçara: 9 pontos

Por Wenner Tito e Josiel Martins/G1 Teresina

Nenhum comentário: