quarta-feira, maio 04, 2016

Vereador propõe redução do número de membros da mesa diretora

Aprovado requerimento que propõe mudanças nos dias das sessões e componentes da diretoria da Câmara Municipal.


Vereador Carlson Pessoa (PPS)
Preocupado com a agilidade e eficácia dos trabalhos no Legislativo Municipal de Parnaíba, o vereador Carlson Pessoa (PPS), voltou a apresentar na noite de ontem (03) mais um requerimento propondo a assessoria técnica da Câmara, alterações na composição da Mesa Diretora da Casa e nos dias das sessões.

Para o líder da oposição, ao invés de dez membros, o número poderia ser reduzido para sete, favorecendo dessa forma a candidatura de uma segunda chapa, tornando o processo mais democrático e sadio. O parlamentar voltou a argumentar veementemente sobre a necessidade de mudanças quanto aos dias das sessões, passando de apenas 15 dias por mês, para o mês inteiro. Pelo novo formato, os trabalhos no parlamento aconteceriam às terças, quartas e quintas-feiras de todas as semanas, abolindo o recesso quinzenal. Ficando o parlamento parado apenas no mês de janeiro e julho.

“A cidade está cheia de problemas, as demandas de Parnaíba são gigantescas. Precisamos estar aqui todas as semanas para debater os assuntos de interesse da cidade e teríamos de sexta a segunda-feira para ir às comunidades ou para resolver os assuntos externos, como em Teresina, por exemplo”, explicou”. Quanto a composição da Mesa Diretora, Carlson classificou a atual conjectura como inviável e arbitrária. “Uma Casa que possui 17 membros ser composta por 10 pessoas, soa como piada. Nunca almejei fazer parte de nenhuma secretaria ou tesouraria porque me sinto melhor do lado que estou, mas quero ressaltar que é um absurdo não haver concorrência na chapa da Câmara, não é democrático”, completou.

Compartilhando da mesma opinião, o vereador André Neves falou da necessidade de mudanças no regimento interno lembrando que muitos requerimentos de sua autoria não tiveram resposta em virtude dos longos recessos. Ele propôs ainda a antecipação do horário de 19:30 para 18:00, de forma a facilitar a participação da população.

“É de extrema importância o requerimento do vereador, uma vez que muitos dos nossos requerimentos às vezes não têm resposta. No meu entendimento, proponho que o horário seja antecipado de 17:30 para 18:00. Facilitaria até para a população que trabalha nas intermediações do parlamento, pois eles sairiam do trabalho e já viriam direto para a sessão”, opinou Neves.

O vereador Diniz também se mostrou favorável ao requerimento e informou que caso o documento seja aprovado, o parlamento ganhará aproximadamente 20 dias por mês para debater os assuntos da cidade. Questionado pelo autor da proposição sobre o seu posicionamento, o presidente da Câmara, Gustavo Lima, disse não ter opinião formada quanto ao ponto que diz respeito a composição da Mesa e que irá se reunir com os componentes para depois passar sua posição quanto ao assunto. Já quanto a mudança nos dias de realização das sessões, Lima declarou-se contrário a proposta, justificando que sua agenda exige que ele vá com frequência durante a semana a Teresina. Carlson contra-argumentou sugerindo que, em caso de necessita de se ausentar, o presidente poderia justificar sua ausência durante eventuais sessões.

Finalmente após o debate, o requerimento foi aprovado na sessão e teve a promessa do presidente da Casa Vereador Gustavo Silva (PSB) de levar a apreciação da Mesa Diretora e assim sendo levado a plenário em forma de emenda a Lei do Regimento Interno. Sendo aprovado, a nova forma passaria a vigorar a partir da legislatura de 2017.

Por Luzia Paula

Nenhum comentário: